segunda-feira, 30 de junho de 2008

OS PORÍFEROS

PROJETO RECRIANDO O SABER > IV

Professora Marlene Lima – Disciplina > Biologia

SEMINÁRIOS SOBRE OS ANIMAIS INVERTEBRADOS

FORMA DE APRESENTAÇÃO > MARIONETE

EQUIPE: Antonio Carlos dos Santos Silva, Iranilson Honorato do Nascimento, Flávio Wagner da Silva e Fabiano Fagner da Silva.

TEMA > OS PORÍFEROS

1. IRANILSON > Fazendo a discrição introdutória

Na grande diversidade animal que vive nos oceanos, existe um filo formado por animais muito primitivos. Os Espongiários ou Poríferos ( do grego poros significa orifício e phero ser portador), que significa “ animal protador de poros”.

São animais aquáticos e quase excessivamente marinhos, pois existem poucos de água doce. Vivem em águas rasas costeiras ou no fundo do oceano, fixo nas pedras, nas conchas, caracóis ou qualquer superfície submersa.

Podem ser encontrados até na areia macia. São de diferentes formas e tamanhos e sua distribuição geográfica é variada.

São conhecidas cerca de 9 mil espécies diferentes de cores variadas poe causa da presença de bactérias ou algas.

1. CARLOS

Olá, eu sou uma esponja. Vocês já conhecem um pouco das minhas características, apresentadas pelo nosso amigo. Pois é ! |Eu vou falar um pouco de minha estrutura.

Sou primitiva diblástico, porque durante meu desenvolvimento embrionário possuo duas camadas celulares embrionárias. Uma é o ectoderma (externa), endoderme (interna). Entre essas camadas existe a mesogléia, uma camada gelatinosa onde forma as espículas esquléticas as quais sustentam meu corpo.

Quando adulta, minha organização é simples. Possuo células chamadas coanócitos, que formam uma espécie de funil, localizadas na minha cavidade interna, que é chamada átrio.

Meus coanócitos possuem flagelos que tem função de capturar alimentos e oxigênio. Meus nutrientes são digeridos dentro dos coanócito e encaminhados para as outras células. Pelos coanócitos me alimento, respiro e elimino resíduos.

1. FLÁVIO >

Hello ! eu sou irmão da amiguinha de vocês que falou sobre nossa estrutura. Como vocês sabem estamos aqui para falarmos um pouco de nós. Gostaria que vocês prestassem atenção, porque vou falar sobre os tipos anatômicos de nós esponjas.

Existem 3 tipos básicos de esponjas quanto a anatomia: Áscon, Lêucon e Silcon. A Ascon é símples e o átrio é revestido pelos poros e ósculo. Já a Silcon, possui nas suas paredes dois canais : os inalantes que comunicam-se com o exterior através dos poros e os canais exalantes, com cavidade atrial revestida pelos coanócitos. Os dois canais, inalante e exalante, se interligam, fazendo a água percorrer os poros, átrio e ósculo.

O tipo Lêucon é o mais evoluido. O átrio é menor, suas paredes são mais desenvolvidas, onde formam um sistema de canis e câmaras vibrátios.

1. FABIANO >

Sou também uma esponja, minha reprodução é sexuada e assexuada e tambem ocorre em mim uma regeneração pela pouca diferenciação de células e o alto grau de independência existente em cada uma de nós.

Pois bem galera, agora vocês já conhecem um pouco de nós, se por acaso vocês tenham alguma dúvida ou queiram fazer perguntas estamos aqui agora pertinho de vocês.

Agradecemos a atenção pelo espaço e vocês plateia por assistir nosso teatro. Até a próxima.

Nenhum comentário: