segunda-feira, 30 de junho de 2008

ARTRÓPODE (CLASSE INSECTA)

PROJETO RECRIANDO O SABER >

Professora Marlene Lima – Disciplina > Biologia

SEMINÁRIOS SOBRE OS ANIMAIS INVERTEBRADOS

FORMA DE APRESENTAÇÃO > PEÇA TEATRAL

EQUIPE: Jaiele José da Silva, Leidjane Oliveira dos Santos, Shirleide Deca, Suamy de Lima e Wedson Cesário..

TEMA > ARTRÓPODEs (CLASSE INSECTA)

ESTRUTURA DO TRABALHO:

I . Indice

1. Introduçaõ

2. Peça teatral

3. Características dos insetos

4. Conclusão

1 . INTRODUÇÃO


2. PEÇA TEATRAL

2.1. Ambiente (Cenário) > Sala de Aula

2.2. Personagens

* SUAMY > Professora Marlene

* SHIRLEIDE > Katrine

* LEIDJANE > Gabriela

* JAIELE > Ana Nery

* WEDSON > Breno

2.3. Fala dos Personagens:

- PROFESSORA > Boa tarde !

- TODOS > Boa tarde !

- BRENNO > Professora !

- PROFESSORA > Vamos da continuidade a aula. Aonde paramos na aula passada ?

- BRENNO > Falamos sobre “vermes”.

- ANA NERY > Concluimos o assunto sobre “vermes”, e vamos começar o capítulo 6, sobre

Artrópodes.

- GABRIELA > Que são divididos em em vária classes; não é professora ?

- KATRINE > Quantas classes são professora ? (levanta da cadeira)

- PROFESSORA > Os Artrópodes, são divididos em cinco classes: Insecta, Aracnídeos,

Crustáceas, Chilópoda e Diplópoda. E iremos começar com a Classe dos Insetos. Ah ! Antes vou

fazer a chamada.

- GABRIELA > Professora a senhora passou um trabalho.

- ANA NERY > Para entregar hoje.

- PROFESSORA > De acordo com a chamada, vocês vão me entregando.

- KATRINE > Breninho tu fizestes ? ( se levanta e vai até a cadeira de Breno)

- BRENNO > Me esqueci em casa ( selevanta e bota a mão na cabeça)

- KATRINE > Gabriela em empresta o teu trabalho ? (vai até Gabriela).

- GABRIELA > Estou terminando ainda Katy. ( esconde o trabalho com os braços).

- KATRINE > a tá, obrigada, você é muito gentil ! (volta e senta).

ENTREGA DO TRABALHO:

- PROFESSORA > Vamos começar a aula ! (se levanta, ajeita a camisa). Abram o livro na página 210. Na classe dos insetos existem cerca de um milhão de espécies conhecidas. Como já vimos, o sucesso evolutivo desses animais se deve à grande capacidade de adaptação que eles possuem.

( ler e explica)

- KATRINE > Ah ! Por isso tem insetos em quase todos os lugares.

- PROFESSORA > É isso mesmo. Um dos fatores que contribui para essa dispersão é a presença de asas na maioria das espécies, estrutura o que favore, a capacidade de deslocamento desses

- BRENNO > E facilita na captura de alimento, não é professora ?

- PROFESSORA > É, Brenno.

- GABRIELA > E na fuga dos predadores....

- KATRINE > É que é “muitho, muitho”; os predadores !!!

- BRENO > Não pode, porque isso é falta de envergadura moral contra os insetos!

- TODOS > Riem.

- ANA NERY > voltando ao assunto. A presença de asas, também possibilita que eles encontrem

ambientes apropriados para sobrevivência ( se levanta da cadeira).

- PROFESSORA > Alguém que ler o texto ? ( torce e bebe água).

- GABRIELA > Eu leio professora.

- PROFESSORA > Pode começar. Vamos todos acompanhar a leitura.

- GABRIELA > “Estrutura dos insetos”. O corpo dos insetos é dividido em três partes: cabeça,

tórax e abdomem. Em sua cabeça, localizam-se duas antenas (díceros) que atuam como órgãos

sensoriais do olfato e do tato.

- PROFESSORA > Na cabeça, também existem dois olhos compostos, formados por diversas

unidades visuais denominadas omatídeos além de três olhos simples denominadas ocelos, que

servem provavelmente para detectar luz e sombra. Esse sistema visual é muito eficaz, pois

aumenta o campo de visão dos insetos, permitindo que eles enxerguem melhor os seus

predadores e a sua presas.

- PROFESSORA > Continuando é melhor uma pessoa que leia mais alto.

- TODOS > Ana Nery, professora, Ana Nery !?

- ANA NERY > Por que isso agora ? ( Ana Nery ler).

- ANA NERY > Os insetos possuem aparelho bucal diferente, sendo que cada tipo está adaptado

ao alimento consumido. No caso do gafanhoto, que se alimenta de folhas, o aparelho bucal é do

tipo mastigador (professora explica).

- PROFESSORA > Como vocês vêem aqui (apontando para a imagem que está no quadro) as

borboletas possuem o aparelho bucal sugador, e os mosquitos picador.

- ANA NERY > Eu não vou ler mais não ! Pede para outra pessoa ler !

- PROFESSORA > Leia você Katrine.

- KATRINE > Vou ler não, é melhor Breninho ler (Breno ler).

- BRENNO > O tórax desses animais é formado por três segmentos, cada um deles com um par

de patas. Por isso são chamados, Hexapódes, por terem seis pernas ou de três pares de pernas.

Além dos membros locomotores, existem um ou dois pares de asas inseridos no tórax.

- PROFESSORA > Por que parou de ler Brenno ?

- BRENNO > Cansei de ler professora.

- PROFESSORA > Então leia você Katrine.

- KATRINE > não só vou ler como também vou explicar professora. (Katrine se levanta e vai

explicar no quadro).

No abdome localiza-se as vísceras dos insetos. Na região terminal, as fêmeas possuem o

ovopositor, para a postura de ovos (katrine explica). Ata, obrigada pela atenção de vocês !!!.

(katrine senta).

- GABRIELA > Posso ler professora ?

- PROFESSORA > Pode sim Gabriela.

- GABRIELA > “Respiração dos insetos” – A respiração dos insetos é do tipo Traqueal. Cada

traquéia é um fino tubo, com muitas ramificações, que transpotam o oxigênio das aberturas do

abdomem (estigmas) até os órgãos internos e retiram o gás carbônico. ( professora explica).

- PROFESSORA > Como vocês vêem qui... (toca para o intervalo) Já tocou !? Na próxima aula

continuaremos. (Brenno vai saindo da sala).

- PROFESSORA > Ainda estou na sala senhor Brenno. Dá para esperar eu sair !?

- BRENNO Dá, professora. Saia !

- PROFESSORA > Tschau pessoal, até a próxima aula !

- TODOS > Até professora !

3 . PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS INSETOS.

- Estrutura dos insetos

O corpo dos insetos é dividido em três partes: cabeça, tórax e abdomem. Em sua cabeça,

localizam-se duas antenas que atuam como órgão sensorial do olfato e tato. Os insetos possuem aparelhos bucais diferentes, sendo que cada tipo está adaptado ao alimento consumido.

Exemplos:

O gafanhoto possui aparelho bucal do tipo mastigador.;

A borboleta possui aparelho bucal do tipo sugador;

Os mosquitos possuem aparelho bucal picador.


O tórax - é formado por três segmentos, cada um deles com um par de patas; Além dos membros locomotores, existe um ou dois pares de asas, inseridas no tórax.

No abdomem - localizam-se as vísceras dos insetos. Na região terminal, as fêmeas possuem ovopositor, para a estrutura de ovos.

- Digestão – O sistema digestório é do tipo completo, com boca, faringe, glândulas salivares, papo, estômago mecânico (proventrículo) estômago químico, intestino e ânus.

- Respiração - é traqueal. Cada traquéia é um fino tubo, com muitas ramificações, que transportam o oxigênio das aberturas do abdômem (estigmas) até os órgãos internos e deles retiram o gás carbônico.

- Sistema Nervoso – Os insetos possuem um sistema nervoso do tipo ganglionar ventral. Vários gânglios da cabeça se unem, formando uma massa cerebral denominada gânglio cerebróides.

4. CONCLUSÃO

Adquirismo com esse seminário, conhecimentos relativos à classificação dos Artrópodes, as principais características dos insetos, entre eles, aprendemos também, que o corpo dos insetos é dividido em três partes: cabeça, tórax e abdomem e que os insetos possuem aparelhos bucais diferentes, sendo cada tipo adaptado ao alimento consumido, etc. Enfim, aprendemos todo conteúdo de forma diferente e divertida.

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