segunda-feira, 30 de junho de 2008

RECRIANDO O SABER

PROJETO RECRIANDO O SABER >

Professora Marlene Lima – Disciplina > Biologia

SEMINÁRIOS SOBRE OS ANIMAIS INVERTEBRADOS

FORMA DE APRESENTAÇÃO > Entrevista

OS ARACNÍDEOS

EQUIPE: Odair e Itálo.

TEMA > OS ARTRÓPODES ARACNÍDEOS

Aranhas

Pachistopelma rufonigrun - Caranguejeira de bromélia

Espécie endêmica de bromeliaceas. Distribuição litorânea, acompanhando ecossistemas dunares e de mata atlântica que contêm espécies diversas de bromélias. Seu tamanho corporal atinge de 2 a 3 cm, envergadura até 5 cm.

Apresenta corpo achatado dorso-ventralmente, uma adaptação por habitar espaços interfoliares de bromélias. Seu colorido é variável de acordo com o estágio de crescimento; sendo os jovens de aspecto verde-metálico, azul-metálico, violeta-metálico. Os adultos são cinza-escuro com abdomen avermelhado dorsalmente. Espécie dócil, sendo facilmente manipulada sem perigo.

Lasiodora klugii - Caranguejeira negra

A maior caranguejeira do estado, com envergadura chegando até 18 cm. Apresenta colorido geral negro com longos pêlos avermelhados no dorso do abdome. Encontra-se amplamente distribuída no Estado , principalmente em ecossistemas litorâneos, como dunas, restinga e mata atlântica. Adapta-se facilmente em cativeiro. Quando estimulada, apresenta temperamento bastante agressivo, armando bote, com as patas anteriores levantadas em atitude intimidatória.

Dolomedes sp. (Pisauridae)

Estão providas de pelos hidrófugos na superfície do corpo, possibilitando a associação com ambientes aquáticos, desta forma pode caminhar sobre a superfície ou mergulhar, capturando insetos ou larvas aquáticas. Algumas espécies podem chegar a 7,5 cm de envergadura. Espécie habitante de bromélias.

Argiope argentata (Argiopidae) - Aranha de jardim

Aranha orbitela muito comum em jardins e vegetações abertas. Possui abdômen e cefalotórax prateado com patas alternadas de amarelo e preto. Constróem teias orbiculares, ficando normalmente de cabeça para baixo, no centro, alimentando-se de pequenos insetos que caem na mesma.

Selenops sp. (Selenopidae)

Possuem as patas anteriores dirigidas para frente (laterígradas) e corpo achatado. Vivem geralmente no solo, sob cascas de árvores e rochas; favorecidas pelo seu mimetismo, caçam presas como pequenos invertebrados.


Nenhum comentário: