segunda-feira, 11 de agosto de 2008

REFLETINDO A LINGUAGEM



PEÇA TEATRAL

Os alunos do 2º A desta Unidade de Ensino produziram, dentro dos conteúdos de Literatura Brasileira, peça teatral baseada no Romance “A Viuvinha”, de José de Alencar, motivando o subjetivismo – do movimento – contextualizando o universo romântico para os dias de hoje.
A peça foi encenada nos vieses da cultura romântica, dando ênfase à inspiração e a pluralidade do “eu”. Aqui, diga-se, além do vestuário e linguagem adequada à escola Literária que teve José de Alencar como anfitrião maior, os escolares, com a orientação do professor Almir Gomes, transgrediram o falar de lá, ou seja, posse da linguagem, para a fala de cá – reflexão dela.
Se por um lado, é dever da Escola favorecer aos seus educandos ensino de qualidade e amplitude crítica, por outro, é preciso que o professor esteja antenado ao situacional desses alunos.
Assim, quão bom seria ir além dos conteúdos da sala de aula, não podasse a criatividade e oportunizasse aos nossos alunos, atividades diversas, lúdicas e que mantivessem equilíbrio entre o conhecimento empírico e o científico.